Resenha - Batom! Dia do Batom e História do Batom!

Olá meninas (os)!
Boa tarde!

Vocês sabiam que hoje, dia 29/07, comemoramos o dia do Batom??

Eu não sabia... rsrsrsrs... esse item que se tornou o nosso amiguinho mais que necessário no nosso dia a dia!

Como hoje é dia dele, resolvi pesquisar na internet a origem, como surgiu o batom e vou compartilhar com vocês!

Os indícios mais remotos do uso de algo para pigmentar os lábios são encontrados no Antigo Egito, em 5000 a.C. Tratava-se de uma substância natural denominada “púrpura Tyr”, usada pelas mulheres das altas classes sociais, a qual era capaz de realçar significativamente a cor dos lábios. Algum tempo depois, também na civilização dos faraós, foi criada a pigmentação vermelha, obtida a partir do óxido de ferro.

O nome batom deriva de uma palavra de origem francesa e significa bastão. Tal denominação surgiu a partir da criação do perfumista Rhocopis, o qual desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha, dando origem ao primeiro batom da história. Tal nome é justificável pelo fato de Rhocopis ter colocado seu produto em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo parecido com um bastão.

No século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.

Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era para uso diário. Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público. A atriz Sarah Bernhardt, começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século 19, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicou corante carmim nos lábios publicamente.

Foi no começo do século XX que o batom conquistou seu lugar cativo na lista de objetos indispensáveis da mulherada, época em que o mesmo começou a ser vendido embalado num tubo e vendido em cartucho na cidade de Paris. Naquele momento, a difusão do uso do batom pelo mundo inteiro era apenas uma questão de tempo.

Agora, que conhecemos um pouco mais sobre a origem dos batons!
Segue abaixo, os batons que não sai do meu necessaire e são os meus favoritos!!







O mais novo batom queridinho que comprei e estou amando!!


Para finalizar esse dia do batom, não deixa de usar o seu favorito!
Mesmo indo na esquina da sua casa, usa ele!! Assim, como eu usei o batom líquido da quem disse berenice! Huhuahuahua....

Você tem o seu preferido? Tem inveja quando a pessoa pega o seu batom e usa sem te avisar?

Quero saber!!!

Espero que tenham gostado da resenha!

Beijos!
Até mais!

*Fontes tirada na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo