Resenha: Listras - Conhecendo um pouco da história

Olá pessoal!!



Hoje o assunto é sobre listras. No dia de hoje, a roupa listrada faz parte do guarda-roupa da mulher e homem contemporânea (o) e, quando usa uma roupa listrada, elegância é a palavra de ordem!!!

Parece estranho abordar esse assunto, não é mesmo? Mas, você consegue imaginar como surgiram as listras no vestuário? Se não??? Vamos conhecer um pouco da história!!

Na época da sociedade eclesiástica foi declarada guerra a tudo aquilo que confundia a visão: as listras, principalmente as que alternavam cores vivas (vermelho ou amarelo), por exemplo, por suscitar aos olhos da Igreja a imoralidade.

Através de estudos e análises sobre o traje listrado, é possível visualizar uma breve passagem da idade média para a idade moderna. Neste período, o status social e cultural da vestimenta listrada sofreu uma rápida transformação do conceito diabólico para o doméstico, como sinal de impureza e transgressão. Com isso a listra adquiriu novos conceitos.

Durante os séculos XVI a XVIII, período do primeiro romantismo, observamos a ascensão das listras: as mesmas deixaram de ser ofensivas para serem aristocráticas. Os nobres as imitavam e as listras foram ganhando o seu espaço: verticais para a aristocracia e horizontais para os servos.

Depois de muito tempo, as listras ganharam destaques nas telonas dos cinemas, vestindo gângsteres, mafiosos, pessoas fora da lei e tantos outros personagens que nos fazem referências ao crime. Desta forma, é possível concluir que as listras não desapareceram com o fim dos conceitos atribuídos desde os séculos passados.



Hoje as listras não significam mais algo diabólico, como na Idade Média, nem transgressão social.
As listras são elegantes e combinam com qualquer estilo e qualquer pessoa. Aposte na listra usando outras peças coloridas e também com outras estampas. As listras verticais ajudam a alongar a silhueta e favorecem qualquer mulher.

Inspira-se nos look's abaixo e arrasa na passarela ;)






Gostaram dos look's? Confesso que estou doida querendo ter umas peças de listras no meu guarda roupa. Acho lindo e fica super bem no corpo.

Espero que tenham gostado um pouco da história.

Beijos!!









*Fontes e imagens tiradas pelo Google.

8 comentários:

  1. Gostei dos looks e do post repleto de informações! Agora sei a história das listras, muito interessante.

    💋💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cidália!!
      É muito bom conhecer as origens!

      Bjs

      Excluir
  2. Gostei dos looks e do post repleto de informações! Agora sei a história das listras, muito interessante.

    💋💋

    ResponderExcluir
  3. Que legal a história sobre as peças listradas !
    Eu amo roupa com listras e estou precisando de umas para renovar meu guarda roupa também hahaha amei as fotos dos looks que você postou !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Edimara... Não vejo a hora de renovar tbm!!
      Rsrs...
      Foi bom mesmo conhecer um pouco mais da história.

      😘

      Excluir
  4. Adorei saber um pouco mais da história das listras. Amo tudo que é com listras haha. Arrasou no post guria <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listras dá um charme no visual.
      Que bom que gostou da história Dani!

      😘

      Excluir
  5. Gostei muito do post, gosto de roupas com listras e saber a origem das coisas é muito importante. Super beijo #LumaVieira

    ResponderExcluir


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo